domingo, 8 de maio de 2011

Movimentos Sociais Urbanos na Primeira República (3º Ano, semana de 09 a 13 de Maio)

• No inicio do século XX a indústria de bens de capital (cimento, maquinas...) começou a crescer.

• As cidades mostravam uma composição social diversificada com um novo tipo de personagem o operário.

• Os serviços públicos urbanos eram precários e o descaso do governo com os grupos menos privilegiados era visível.


A Revolta da vacina (1904)

• Durante o governo do presidente Rodrigues Alves (1902-1906) e do prefeito Pereira Passos buscou-se um novo esquadrinhamento do Rio de Janeiro, buscando redefinir o lugar das populações mais carentes e fazendo um processo de higienização forçada desses lugares.

• A população se revoltava com as vistorias em suas casas feitas de maneira agressiva e sem nenhuma informação anterior.

• A insatisfação ganhou contornos de revolta popular em 1904, por conta de uma campanha de vacinação obrigatória.

• Durante mais de uma semana a população enfrentou as forças governamentais nas ruas do Rio de Janeiro, mais de mil pessoas foram presas e deportadas para o atual território do Acre.

A Revolta da Chibata (1910)

• No inicio do século XX os marinheiros de baixa patente eram de origem humilde e quase sempre negro ou mestiço, os salários eram baixos, a jornada de trabalho eram enormes e os castigos corporais eram comuns.

• Em 1910 os marinheiros dos encouraçados Minas Gerais e São Paulo se revoltaram contra o governo e a alta patente da marinha.

• Um dos principais lideres foi João Candido Felisberto, o Almirante Negro.
• O congresso votou pelo fim dos castigos corporais, mas os revoltosos foram perseguidos. O almirante negro foi julgado em 1912 e inocentado.


O Movimento operário

• A constituição de 1891 trazia poucas medidas de proteção social para o trabalhador.

• As relações trabalhistas ainda traziam consigo certa lógica exploratória da escravidão.

• Esses operários eram negros/mestiços/brancos pobres e imigrantes estrangeiros, sobretudo italianos.
• Vindo sobretudo da influencia desses imigrantes perspectivas políticas européias como o socialismo, o comunismo e o anarquismo chegaram ao Brasil.

• Dessas tendências o anarco-sindicalismo se tornou em um primeiro momento a mais importante, eles acreditavam no poder dos sindicatos e da greve enquanto um instrumento de pressão política.

• Na primeira metade do século XX surgiu também uma imprensa operaria e a existência de grandes greves, inclusive uma greve geral em São Paulo no ano de 1917.

• Gradativamente os comunistas foram ocupando os postos de comando que anteriormente pertenciam aos anarquistas, graças sobretudo as mudanças ocorridas no plano exterior (Revolução Russa e ascensão comunista na Internacional) e pelo apelo “político” que os comunistas traziam.

• Em 1922 foi fundado no Brasil o Partido Comunista Brasileiro (PCB), que se tornou nacional sobretudo depois da filiação do líder tenentista Luís Carlos Prestes.


O Tenentismo

• Movimento integrado por jovens oficiais do exército e que expressou o inconformismo político de setores médios urbanos contra a ordem oligárquica.

• Na tentativa de quebrar o esquema “café com leite” passaram a combater a posse de Artur Bernardes e alguns levantes armados em fortes no Rio Grande do Sul e São Paulo.

• Como esses levantes fracassaram os participantes desses dois estados se uniram em um movimento social chamado por Coluna Prestes por contar em sua liderança pelo oficial do exercito Luís Carlos Prestes.

• A Coluna prestes percorreu todo o país, mas não ganhou adeptos contra o governo oligárquico, sobretudo pelo caráter elitista do movimento e pela incompreensão das massas quase sempre iletrada.

• Depois de tomar contato com o Marxismo, em 1928, Luís Carlos Prestes se filia ao Partido Comunista.


A Semana de Arte Moderna (1922)

Movimento artístico de ruptura aos modelos parnasianos e românticos, considerados conservadores e ultrapassados.

Os participantes tinham como principais propostas conciliar uma linguagem importada das vanguardas européias (Expressionismo, Cubismo e Futurismo) com um conteúdo nativista que resgatasse as raízes culturais brasileiras.

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