quarta-feira, 25 de maio de 2011

O Império Napoleônico e o Congresso de Viena - 8º Ano

A Ascensão de Napoleão

Com o golpe do 18 Brumário (10 de novembro de 1799) o jovem General Napoleão Bonaparte, assume o poder, tornando-se primeiro-cônsul da França.

Para a população representava uma esperança de estabilidade, para a burguesia a certeza da garantia dos direitos conquistados.

As realizações do governo napoleônico.

• Redistribuição de terras.
• Construção de grandes obras públicas.
• Reforma do sistema de impostos e fundação do Banco da França.

O Código Civil Napoleônico

• Criado em 1804
• Basicamente regulava a propriedade privada, mas revelava preocupações com a família, destacando a importância da autoridade do marido sobre a mulher e os filhos.
• Quanto ao trabalho defendeu a autoridade dos patrões sobre os funcionários, proibiu as greves e a organização sindical.


A Política Externa

A chegada de Napoleão ao poder intensificou as guerras na Europa, pois em sua política de expansão territorial Napoleão conquistou vários territórios (como Itália, Espanha...), destituindo as monarquias e colocando seus parentes e amigos no lugar e realizando reformas liberais.

A Inglaterra que ele não conseguiu conquistar ele impôs um bloqueio continental, ou seja, Napoleão proibiu os países do continente europeus de fazerem comércio com os ingleses.

Apogeu e queda do Império Napoleônico

Em 1812 o Império Napoleônico atingira o seu máximo em expansão territorial, mas a população dava sinais de que não suportava mais tantos custos financeiros e também humanos.

A derrota para a Rússia também foi um duro golpe.

Aproveitando-se da crise interna do Estado Francês, Inglaterra, Áustria, Prússia, Rússia e Suécia, organizaram uma coligação que venceu a França.

A derrota definitiva de Napoleão, entretanto, se deu em 1815, na Batalha de Waterloo, derrotado, voltou para a ilha de Elba, onde morreu em 1821.

O Congresso de Viena

Representantes dos países que venceram Napoleão reuniram-se em Viena, o objetivo era discutir a situação da Europa após a queda do Império Francês.

Defensores dos privilégios da nobreza monárquica, eles queriam restabelecer o Antigo Regime, eliminando a influencia das idéias liberais espalhadas pela Europa. Para tanto se baseavam no principio da legitimidade (reis que estavam antes no poder deveriam ter de volta seus tronos e territórios) e principio do equilíbrio de poder (as nações que venceram Napoleão teriam o direito de obter novas possessões fora da Europa).

A Santa Aliança

Para garantir a efetivação do que propunham Rússia, Prússia e Áustria, criaram uma organização político-militar, a Santa Aliança, mas era tarde demais as sementes do liberalismo já tinham germinado em todo o continente europeu e americano.

16 comentários:

  1. Arthur O. R. Silva

    O testo explica que depois do golpe de brumário Napoleão se torna o primeiro cônsul da frança e isso para a população representava estabilidade para a burguesia dos direito conquistados.
    Durante o governo napolitano houve algumas realizações como: retribuição de terras construção de obras publicas reformas no sistema de impostos e a fundação do banco da frança.
    Napoleão também criou um código civil em 1804 dos direitos humanos

    ResponderExcluir
  2. Obg, pois me ajudou a entender bem sobre o assunto !

    ResponderExcluir
  3. Gostei da matéria que foi relatada, mas pederia conter também o Bloqueio Continental .

    ResponderExcluir
  4. nota 10 para ele.;.;.;que ele continue assim e da a metade da inteligencia dele para mim pois eu nao sei 1,1 do que ele sabe

    ResponderExcluir
  5. Legal me ajudou a fazer o trabalho rapidinho! u.u rsrsrs.. Eu adorei!!!

    ResponderExcluir
  6. muito bom!!!, amei me ajudou muito a entender o assunto do imperio napoleônico.continui assim e obg...

    ResponderExcluir
  7. "A derrota definitiva de Napoleão, entretanto, se deu em 1815, na Batalha de Waterloo, derrotado, voltou para a ilha de Elba, onde morreu em 1821."
    está totalmente errado, o correto seria : A ruína de Napoleão ocorreu com a Batalha de Waterloo, na Bélgica (1815), quando um exército coligado de ingleses e prussianos venceu as tropas imperiais. Napoleão voltou a paris e abdicou definitivamente do cargo de imperador. Em seguida foi exilado na ilha de Santa Helena, onde morreu em 5 de maio de 1821.

    ResponderExcluir
  8. muiiiiito booooooooommm..... ameeeeeeeeeiii

    ResponderExcluir
  9. gostei de dar comidinha aos peixes, mt bom rs

    ResponderExcluir
  10. n é 10 de novembro de 1799 é 9 de novembro de 1799

    ResponderExcluir