domingo, 19 de junho de 2011

O Imperialismo na África e na Ásia: Conceitualizações Teóricas - 2º Ano

“O Imperialismo surge (...) como um instrumento essencial para fazer face as contradições do capitalismo e para prolongar a sua sobrevivência, estendendo-as ao âmbito internacional com a exploração de outros povos” (PISTONE In BOBBIO, 1999, 612).

Vladimir Lênin definiu o Imperialismo como sendo o capitalismo em sua fase mais avançada, onde o monopólio substituiu a livre concorrência iniciando-se a partilha do mundo entre os países capitalistas mais desenvolvidos.

Há também uma dimensão ideológica, de que a dominação imperialista seria na verdade uma “missão civilizadora” em locais de “barbárie”, justificando assim assumir possessões em vários locais do mundo.

Grande parte dos autores marxistas reconhecem nas teses leninianas como sendo fundamentais para o entendimento do capitalismo, especialmente a idéia de que o imperialismo seria um estagio particular do capitalismo contemporâneo.

Já para Hanah Arendt para alem da dimensão econômica o expansionismo imperialismo também assume uma dimensão política incorporando a dimensão política ligada a burocracia colonial e o racismo.

Segundo Leila Leite Hernandez,

“Daí que o modelo arendthiano, apresentando uma discordância explicita na famosa idéia de Lênin de que o imperialismo é o último estágio do capitalismo, afirma que o ‘imperialismo colonial’ é a expressão política de capital e, por isso, o primeiro estagio político da burguesia” ( HERNANDEZ, 2005, p. 91 e 92).

Comum a todos esses autores é o entendimento do Imperialismo como sendo a expansão do Estado-Nação para alem de suas fronteiras, estabelecendo relações coloniais e inserindo as outras nações na periferia desse sistema.

Segundo Arrighi (1996) que essa “hegemonia” (conceito Gramsciano utilizado por ele para entender as relações entre as nações) é conseguida através da associação entre os seguintes fatores: Poder + dominação + pretensa liderança intelectual e pretensa liderança moral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário