quarta-feira, 1 de junho de 2011

Revolução Russa - 3º Ano

A Revolução Russa

A Rússia as vésperas da Revolução

• População de 160 milhões de pessoas era constituída por indivíduos de diferentes nacionalidades.
• Estado despótico, concentrado nas mãos do czar, apoiado pela nobreza proprietária de terras e pela Igreja Ortodoxa Russa.
• A Economia baseava-se na agricultura e grande parte da população vivia nos campos.
• Em meados do século XIX inicia-se um processo de industrialização e com isso surge um movimento operário que é influenciado pelo pensamento marxista.
Marx afirmava que a revolução socialista deveria triunfar nos países mais industrializados, onde o proletariado seria mais numeroso e organizado. Tal previsão falhou redondamente porque, nos países mais desenvolvidos, os operários já haviam conquistado certos direitos e benefícios, o que diminuiu seu entusiasmo por uma revolução armada.


A Organização Política das classes médias e dos trabalhadores
Politicamente os operários começaram a se reunir no Partido Operário Social-Democrata Russo (POSDR) que se dividia em dois agrupamentos distintos:

Mencheviques: liderados por Yuly Martov e Georgy Plekanov, defendiam a tese de que a luta contra o czarismo deveria passar por uma etapa democrático-burguesa.

Bolcheviques: Liderados por Lênin, defendiam a necessidade de uma revolução proletária conduzida por uma organização clandestina, de revolucionários profissionais (A "vanguarda revolucionária"), centralizados e submetidos à rigorosa disciplina.

O “Domingo Sangrento”

Em 1905 o czar manda metralhar trabalhadores que pacificamente reinvidicavam à volta ao trabalho dos operários da Usina de Putilov (que ano antes tinham lutado por melhores condições de trabalho), alem de uma serie de reformas sociais, políticas, religiosas e fiscais.

Em reação ao Domingo Sangrento, greves e manifestações eclodiram em todo o país. Foi nessas manifestações que surgiram os sovietes.

“Soviet, em russo, significa “conselho”. O termo designava as assembléias ou os conselhos de deputados eleitos e formados por operários, soldados e camponeses no decorrer das revoluções de 1905 e 1907. Duramente reprimidos e extintos após a revolução de 1905, os sovietes renasceram em 1917 e se tornaram, após a Revolução de Outubro, um órgão deliberativo do Estado” (BRAIK & MOTA, 2007, p. 543).

Revolução de Fevereiro de 1917: o fim do regime czarista

O Fracasso dos exércitos czaristas na primeira guerra mundial, somados a inflação desenfreada, falta de alimentos e á insatisfação dos camponeses e operários levaram á manifestações espontâneas de rua, greves operárias e atos de insubordinação dos soldados levaram a queda do czar.

As autoridades imperiais forma exoneradas de seus cargos e substituídas por elementos nomeados pelos sovietes.

Estabelece-se uma ligação entre o governo provisório, de caráter liberal, e o soviete de Petrogrado, eleito pelos operários e soldados.

Em abril Lênin apresenta ao Partido Bolchevique, as suas “teses de Abril”, em que propunha que todo o poder deveria ser dado aos sovietes, supressão dos exércitos, da polícia, nacionalização das terras... Tais questões foram rejeitadas, o partido Bolchevique foi colocado na ilegalidade e Lênin refugiou-se na Finlândia.

Revolução de Outubro de 1917: a ascensão dos Bolcheviques.

Em Outubro Lênin volta do exílio, se torna líder dos bolcheviques e começa a articular para derrubar o Governo Provisório.

Apoiado pelo poder dos sovietes, os Bolcheviques tomam o poder e determinam uma série de medidas:

· Saída da Rússia da Primeira guerra Mundial.

· Anulação dos títulos de nobreza

· Separação entre Igreja e Estado.

· Liberdade de expressão, de imprensa, de greve e de associação

Os antigos oficiais monarquistas e políticos conservadores, com o apoio dos países vitoriosos da primeira Guerra (sobretudos Inglaterra e França) constituem um exercito para retomar o poder, o “exército branco”.

Os bolcheviques organizaram então o “exército vermelho” que impediu a tentativa de retomada do poder por parte dos monarquistas e conservadores e anexou territórios perdidos na primeira guerra mundial, fundando assim a União das repúblicas Socialistas Soviéticas – a URSS

Para controlar e dinamizar a economia do novo país foi criada a NEP – Nova Política Econômica, que permitia uma abertura a iniciativa privada dentro do novo estado.

A Abertura econômica não foi acompanhada de uma abertura política, com a morte de Lênin o poder concentrou-se nas mãos de Stalin.

Stalin governou com poderes ditatoriais, as liberdades individuais forma suspensas e os seus adversários políticos forma perseguidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário