domingo, 1 de maio de 2011

Os Movimentos Sociais Rurais na República Oligárquica (3 Ano, semana de 02 a 05 de março)

Três grupos:

1º) Conteúdo religioso + Carência Social: Canudos

2º) Conteúdo religioso + Reinvidicação Social: Contestado

3º) Reivindicações Sociais: Cangaço

A Guerra de Canudos

· Movimento social capitaneado por Antonio Conselheiro que ocorreu no interior da Bahia.

· Antonio Vicente Maciel, também conhecido como Antonio conselheiro, era Cearense e tal quais outros beatos existentes na época em meados de 1874 percorria o s sertões do Ceará, Pernambuco, Sergipe e Bahia.

· Conselheiro e seus seguidores fixaram-se numa fazenda abandonada, próximo ao rui vaza barris, no sertão baiano. Nesse lugar fundou o arraial do Belo Monte, popularmente chamado de Canudos, por conta da vegetação local.

· Em Canudos fixaram mais de 30 mil pessoas, sobrevivendo do trabalho comunitário em forma de mutirão.

· Sem ter nenhum controle por parte da igreja, tão pouco dos coronéis locais, muito menos do governo estadual e nacional. Canudos passou a incomodar os poderosos.

· Para Conter o avanço de Canudos e no afinco de evitar novas experiências como essa o governo envia 4 expedições para derrotar o arraial.

A Guerra do Contestado.

· A região do Contestado estava situada entre Santa Catarina e Paraná e era disputada por posseiras e grandes companhias que disputavam a área para a plantação de erva mate.

· A situação de conflito se agravou com a construção de uma estrada de ferro São Paulo - Rio Grande do Sul, que trouxe mais posseiros para a região que passaram a se instalar nas margens das rodovias.

· Nesse contexto que surgiu a figura do líder religioso Miguel Lucena Boaventura, o monge José Maria.

· Com ele fundou-se uma enorme povoação, que constitui uma milícia chamada de “pelados” que resistiu até 1915 às investidas dos “peludos” (jagunços locais a mandos das empresas de erva mate, policiais e soldados dos exércitos).

O Cangaço

·

· Movimento que teve início no final do século XIX estendendo-se até o ano de 1940.

· Em geral homens e mulheres aderiam ao cangaço para fugir da miséria, para vingar de alguém poderoso ou por conta de brigas entre famílias distintas.

· Os primeiros bandos de cangaceiros atuavam seguindo ordens de algum coronel, depois se tornaram independentes.

· Alguns se tornaram famosos como Antonio Silvino, Corisco e Lampião.

· O Cangaço perdeu força com uma melhor organização das forças de repressão e quando se iniciou um processo de industrialização no sudeste, para onde passaram a migrar as populações nordestinas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário