O Totalitarismo.
· São considerados totalitários, estados centralizados e militarizados, estruturados em torno de um líder e seus burocratas, todos ligados a um mesmo partido e exercendo seu controle através das forças armadas, grupos paramilitares, policia secreta, censura, espionagem e propagandas.
As raízes do totalitarismo
· Após a primeira guerra mundial. A Europa estava destruída e com grandes mobilizações contra a ordem capitalista.
· Os partidos e políticos passaram a ser culpabilizados pelo que ocorreu. Propostas radicais a direita (nazismo e fascismo) e a esquerda (comunismo) começam a ter milhares de adeptos.
· O fascismo italiano e o nazismo alemão conquistaram o apoio da alta burguesia, preocupados com o fortalecimento do comunismo.
O Fascismo na Itália
· Fundação em 1921 do Partido Nacional Fascista, chega ao poder depois da Marcha sobre Roma, manifestação popular que pressionou o rei Vitor Emanuel III a escolher o líder do partido fascista , Benito Mussolini, como primeiro-ministro.
· Em 1924 as eleições deram maioria no parlamento aos fascistas. Mussolini então instaura um governo autoritário na Itália.
· Para conter a agitação das massas Mussolini elaborou um conjunto de leis chamada Carta Del Lavoro (Carta do Trabalho) que concedeu alguns benefícios aos trabalhadores.
A crise de 29
· Os Estados Unidos foram os que mais se beneficiaram com a primeira guerra mundial, não tiveram seus territórios destruídos, se tornaram a não credora (emprestava recursos para os países da Europa) e fornecedor de alimentos e matérias primas.
· Entretanto em 1929 houve uma crise de superprodução e os Estados Unidos quebram e a repercussão sobre a crise é mundial.
· Os efeitos da crise são mais visíveis na Europa, que aumentam o prestígio e apoio aos regimes totalitários .
· Os Estados Unidos só conseguem sair dessa situação com a eleição do presidente Franklin Delano Roosevelt e a instituição de um plano chamado New Deal, que estimulava a construção de grandes obras públicas e uma maior intervenção estatal na economia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário