· Fundada na região do Lácio (atual Itália) pelos latinos (descendentes dos Italiotas).
· Segundo a tradição Roma foi fundada em 753 a. C. pelos gêmeos Rômulo e Remo.
· Rômulo foi o primeiro dos reis a governar.
· A sociedade era formada por patrícios e plebeus.
· Patrícios: formavam uma aristocracia de sangue, possuíam terras e gado.
· Plebeus: viviam como agricultores ou artesãos. Não tinham direito a participação no governo.
· A principal organização política era o Senado: Conselho que reunia os chefes das famílias patrícias de Roma e que elegia o rei. Esse tinha poderes limitados.
República
· Descentralização do poder através de estruturas como o Senado, As Assembléias (onde os cidadãos patrícios poderiam participar de maneira igualitária) e as Magistraturas (responsável pelo poder executivo através dos cônsules, pretores, questores e ditadores).
· Período marcado por uma serie de reinvidicações feitas pelos plebeus, que conseguiram algumas conquistas como a Lei das Doze Tabuas (a escrita de alguns direitos fundamentais), a possibilidade de casamento entre patrícios e plebeus, o uso de terras publicas e o fim da escravidão por dividas.
· Expansão do Estado Romano sobre regiões da Europa, Ásia e Norte da África.
· O gigantismo de Roma, as conseqüentes disputas entre os chefes militares acabaram por minar o poder romano que acabaria se transformando em um Império.
Império
· Alto Império: Período de contenção das expansões militares e da política do pão e circo: a pax romana.
· O baixo Império: O Estado não conseguiu preservar a unidade política e administrativa do imenso território, Estabelece o regime de colonato, Tem-se o inicio da imigração em massa de povos estrangeiros (chamados de bárbaros pelos romanos).
· O Cristianismo torna-se religião oficial.
Nenhum comentário:
Postar um comentário